top of page

 QUEM SOMOS 

ICGJMG_BG.jpg

Criado em 10 de setembro de 1991, o Instituto C.G. Jung MG é uma associação civil, sem fins lucrativos, composta de membros analistas e candidatos, filiada à Associação Junguiana do Brasil - AJB e à International Association for Analytical Psychology - IAAP.

O ICGJMG tem sede e foro na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, à Rua dos Dominicanos, 165 – sala 402, Bairro Serra, CEP 30.210-480, e é constituído por número ilimitado de membros filiados.

O INSTITUTO C.G. JUNG MG TEM COMO FINALIDADE:

1.

Promover a formação de novos analistas;

3.

Divulgar o pensamento de C.G. Jung, através de congressos, encontros científicos e promoção de publicações, sejam em livros ou em revistas, de assuntos relevantes à psicologia analítica;

2.

Promover aperfeiçoamento ético e profissional de seus membros, na prática da psicologia analítica;

4.

Desenvolver linhas de pesquisa em diversos campos de aplicação da psicologia analítica de C.G. Jung, em seus aspectos clínicos, culturais e em suas tangências transdisciplinares.

FACE A FACE (FACE TO FACE)

Produção de Hugh Burnett para a BBC, 1959

Entrevista da BBC em 22 outubro de 1959, feita pelo político, embaixador britânico nos EUA e apresentador, John Freeman, com Carl Gustav Jung, considerado o psicólogo vivo mais famoso – na época com 84 anos –, em sua casa às margens do lago de Zurique, Suíça. Jung fala sobre sua vida, sobre sua amizade com Sigmund Freud, e explica por que a amizade não pôde durar. Ele também fala que sabe que a morte não é um fim, e descreve o que considera que o homem precisa, para sobreviver. A entrevista foi um sucesso, com seu comentário muito citado sobre se acredita em Deus: – “eu não preciso acreditar, eu sei”, que provocou grande comoção na época.

bottom of page