top of page

 ESPECIAL:

30 ANOS ICGJMG 

ICGJMG_Selo_30Anos0.png

O Instituto C.G. Jung MG - ICGJMG, com muita alegria e satisfação, celebrou, em 2021, seus 30 anos de existência, tendo sido criado em Belo Horizonte, capital mineira, em 10 de setembro de 1991.

O analista e psiquiatra, dr. Carlos Alberto Corrêa Salles (Alfenas, 12 de maio de 1949 – Belo Horizonte, 04 de novembro de 2014), ao regressar ao Brasil após sua jornada de estudos no C.G. Jung-Institut Zürich, Suíça, fundou o ICGJMG, junto com os analistas e psiquiatras Dr. José James de Castro Barros (membro honorário) e Dr. Walter Boechat, além do analista Franklin Chang, o escritor mineiro Olavo Romano e a psicóloga Suzana Paiva. Desde a fundação, a psicóloga e futura primeira analista do Instituto, Jussara Maria de Fátima César e Melo, junto com seu marido, Napoleão de Macedo e Melo (membro honorário), tornaram-se grandes colaboradores do dr. Salles e do ICGJMG, constituindo-se um casal que vem, ao longo de todos esses anos, contribuindo para o engrandecimento do ICGJMG.

O objetivo maior do dr. Carlos Alberto Salles foi seguir os padrões de excelência do C.G. Jung-Institut Zürich, com o intento de promover a formação e o aperfeiçoamento de analistas junguianos no Brasil. O ICGJMG se tornou filiado à Associação Junguiana do Brasil - AJB, um dos órgãos reguladores da formação de analistas no Brasil, do qual dr. Salles foi cofundador, e que igualmente celebra seus 30 anos de existência, em 11 de novembro de 1991, filiado à Internacional Association for Analytical Psychology - IAAP, oferecendo, assim, reconhecimento nacional e internacional ao Curso de Formação de Analistas, que se rege pelas normas dessas instituições.

O Instituto C.G. Jung MG fez parceria com o IEC - Instituto de Educação Continuada da PUC Minas em 2003, oferecendo o Curso de Especialização em Psicologia Analítica de Jung como parte do Curso de Formação de Analistas, formando os primeiros analistas em 2007: a psicóloga Jussara Maria de Fátima César e Melo, que esteve à frente do ICGJMG revezando por várias vezes os cargos de Presidente do Curatorium, de Diretora Administrativa, de Diretora de Ensino, se tornando também professora do Curso de Formação de Analistas, analista didata e supervisora; e o saudoso psiquiatra, dr. Alberto André Delpino de Mendonça (Belo Horizonte, 25 de janeiro de 1944 – Belo Horizonte, 25 de novembro de 2014), que atuou como professor, analista didata e supervisor, ocupando o cargo de Presidente do Curatorium no ano de seu falecimento.

​O ICGJMG, visando a responsabilidade social, criou uma Clínica Social, que oferece, por meio dos candidatos em formação de analista, sessões de análise junguiana com valores reduzidos às pessoas com dificuldades de custear o tratamento.

Da mesma forma, oferece algumas vagas de bolsa parcial de estudos, para pessoas que tenham comprovada capacidade acadêmica e restrição financeira, que tenham sido aprovadas no processo seletivo para o Curso de Formação de Analistas.

​Hoje, o Instituto C.G. Jung MG está consolidado como instituição respeitável na formação de analistas e tem por finalidade promover a boa formação de novos analistas; divulgar o pensamento de C.G. Jung, através de congressos, encontros científicos e promoção de publicações de assuntos relevantes à psicologia analítica; promover aperfeiçoamento ético e profissional de seus membros na prática da psicologia analítica, bem como desenvolver linhas de pesquisa em diversos campos de aplicação da psicologia analítica de C.G. Jung, em seus aspectos clínicos, culturais e em suas tangências transdisciplinares.

O ICGJMG oferece atualmente o curso Introdutório, para capacitar psicólogos e médicos que desejam obter horas de supervisão junguiana e conceitos básicos da Psicologia Analítica; o Curso de Formação de Analistas, direcionado a psicólogos e médicos, bem como minicursos, palestras, jornadas, grupos de estudos, voltados à teoria junguiana.

Para conhecer mais sobre o ICGJMG, visite nossas redes sociais:

www.facebook.com/institutojungmg

www.instagram.com/icgjmg

www.youtube.com/c/InstitutoCGJungMG

www.linkedin.com/company/instituto-c-g-jung-mg

bottom of page