top of page

 PROPAEDEUTICUM 

Pré-requisitos para admissão:

  1. Ser médico ou psicólogo com registro ativo no CRM ou CRP há mais de dois anos

  2. Cópia da carteira do Conselho Regional de Psicologia ou do Conselho Regional de Medicina.

  3. Ter, no mínimo, dois anos de prática de atendimento clínico em psicoterapia.

  4. Comprovar ter realizado mínimo de 100 (cem) horas de psicoterapia individual, em qualquer abordagem reconhecida pela psicologia, em até três anos antes do início da formação.

  5. Comprovar ter realizado mínimo de 50 (cinquenta) horas de supervisão clínica na abordagem analítica, individual ou em grupo.

  6. 1 retrato 3 x 4

  7. Currículo Lattes

  8. Não há a necessidade ou obrigatoriedade de critério de seleção de se ter realizado cursos de especialização ou pós-graduação em psicologia analítica anteriormente.

  9. Preenchimento da ficha de inscrição, acessando aqui.

Requisitos para admissão:

Aprovação unânime nas três entrevistas psicológicas, com a avaliação do currículo e histórico de vida.

Primeira etapa:

Denominada Propaedeuticum, nessa fase, o candidato entra em contato com a teoria e técnicas da análise junguiana, sua história, seus conceitos e aplicações.

Essa fase é composta por aulas expositivas das diferentes disciplinas com professores qualificados. Fica a critério de cada professor a forma de avaliar o desempenho e aproveitamento dos candidatos, por presença e participação, trabalhos apresentados, prova escrita e/ou oral.

O candidato deve iniciar seu processo de análise junguiana e fazer a supervisão clínica com analistas do ICGJMG, ou filiados à AJB e/ou IAAP.

Ao final do Propaedeuticum, o candidato apresenta uma monografia de no mínimo 25 (vinte e cinco) e no máximo 30 (trinta) laudas, com tema original e aplicação dos conceitos relevantes da psicologia analítica, para uma banca composta pelo orientador e dois analistas do ICGJMG. A aprovação da monografia garante ao candidato iniciar a nova etapa da formação, o Programa Clínico.

Duração do Propaedeuticum:

2 anos

*Atenção: devido à situação da pandemia, essa etapa poderá ser oferecida online e/ou presencial, com dias e horários a serem definidos. Em caso de dúvidas, entre em contato: comunicacao.institutojung@gmail.com

bottom of page