top of page

 PROGRAMA CLÍNICO 

Requisitos para admissão:

Conclusão do Propaedeuticum do Curso de Formação de Analistas com a aprovação de sua monografia inicial pela banca examinadora.

Segunda etapa:

Denominada Programa Clínico, é estruturado com o objetivo de inserir o candidato na clínica analítica, assim como propiciar o compartilhamento do seu aprendizado. Constitui-se por discussão de casos clínicos baseada em preceitos éticos, e apresentação de temas relacionados, em sua maioria, às obras de C.G. Jung. Como um dos recursos didáticos, o Instituto C.G. Jung MG promove a ideia de que uma boa forma de aprender é se preparar para compartilhar o apreendido. Ao proporcionar ao candidato a possibilidade do exercício de expor o seu conhecimento e poder contar, simultaneamente, com intervenções e amplificações de supervisores experientes, cria-se um ambiente extremamente fértil de aprendizado.

*Atenção: devido à situação da pandemia, essa etapa poderá ser oferecida online e/ou presencial, com dias e horários a serem definidos. Em caso de dúvidas: comunicacao.institutojung@gmail.com

Duração mínima / Duração máxima:

4 semestres / 10 semestres

Requisitos para o título de analista:

Submeter-se a 250 horas de análise presencial e individual, que deverão ser concluídas até o final da formação. Só serão reconhecidas as horas de análise realizadas com analistas psicólogos ou médicos, quer sejam membros do Instituto C.G. Jung MG, ou da Associação Junguiana do Brasil – AJB, e/ou filiados à International Association for Analytical Psychology – IAAP.
 
Fazer o atendimento de dois casos clínicos por no mínimo 80 horas, sob supervisão de analistas didatas psicólogos ou médicos, quer sejam do ICGJMG, ou da AJB, e/ou filiados à IAAP.
 
Ter 75% de frequência no Programa Clínico e nas atividades interdisciplinares do Instituto C.G. Jung MG durante todo o período da formação.
 
Concluir o mínimo de 150 horas de supervisão dos dois casos clínicos, com analistas didatas psicólogos ou médicos, quer sejam do ICGJMG ou da AJB, e/ou filiados à IAAP.

Monografia final:

Deverá conter contribuições pessoais ao pensamento e práxis junguianos. É uma monografia mais elaborada que a primeira, com total entre 70 e 80 páginas.

Exames finais:

  1. Para prestar seus exames finais, o candidato deverá estar com todas as suas mensalidades pagas.

  2. O candidato apresentará o estudo de um de seus casos clínicos atendidos a uma banca examinadora composta por três analistas didatas psicólogos ou médicos, do ICGJMG, ou AJB e/ou IAAP. Se aprovado, poderá prosseguir.

  3. Sendo aprovado, apresentará a monografia final a uma banca examinadora composta por três analistas psicólogos ou médicos: o orientador e dois examinadores analistas, membros do ICGJMG, ou AJB, e/ou IAAP.

Diploma e reconhecimento nacional e internacional:

Se aprovado, o candidato estará apto a clinicar como analista segundo a práxis junguiana, recebendo o diploma do Instituto C.G. Jung MG e da Associação Junguiana do Brasil – AJB, tornando-se membro dessas instituições e da International Association for Analytical Psychology – IAAP, com diploma reconhecido por todas as associações e institutos, nacionais e internacionais, filiados à IAAP.

bottom of page