PROGRAMA CLÍNICO 

Requisitos para admissão:

Conclusão do Propaedeuticum do Curso de Formação de Analistas com a aprovação de sua monografia inicial pela banca examinadora.

Segunda etapa:

Denominada Programa Clínico, é estruturado com o objetivo de inserir o candidato na clínica analítica, assim como propiciar o compartilhamento do seu aprendizado. Constitui-se por discussão de casos clínicos baseada em preceitos éticos, e apresentação de temas relacionados, em sua maioria, às obras de C.G. Jung. Como um dos recursos didáticos, o Instituto C.G. Jung MG promove a ideia de que uma boa forma de aprender é se preparar para compartilhar o apreendido. Ao proporcionar ao candidato a possibilidade do exercício de expor o seu conhecimento e poder contar, simultaneamente, com intervenções e amplificações de supervisores experientes, cria-se um ambiente extremamente fértil de aprendizado.

*Atenção: devido à situação da pandemia, essa etapa poderá ser oferecida online e/ou presencial, com dias e horários a serem definidos. Em caso de dúvidas: comunicacao.institutojung@gmail.com

Duração mínima / Duração máxima:

4 semestres / 10 semestres

Requisitos para o título de analista:

Submeter-se a 250 horas de análise presencial e individual, que deverão ser concluídas até o final da formação. Só serão reconhecidas as horas de análise realizadas com analistas membros do Instituto C.G. Jung MG, ou da Associação Junguiana do Brasil – AJB, e/ou filiados à International Association for Analytical Psychology – IAAP.

 

Fazer o atendimento de dois casos clínicos por no mínimo 80 horas, sob supervisão de analistas didatas do ICGJMG ou da AJB, e/ou filiados à IAAP.

 

Ter 75% de frequência no Programa Clínico e nas atividades interdisciplinares do Instituto C.G. Jung MG durante todo o período da formação.

 

Concluir o mínimo de 150 horas de supervisão dos dois casos clínicos, com analistas didatas do ICGJMG ou da AJB, e/ou filiados à IAAP.

Monografia final:

Deverá conter contribuições pessoais ao pensamento e práxis junguianos. É uma monografia mais elaborada que a primeira, com total entre 70 e 80 páginas.

Exames finais:

  1. Para prestar seus exames finais, o candidato deverá estar com todas as suas mensalidades pagas.

  2. Apresentará o estudo de caso a uma banca examinadora composta por três analistas do ICGJMG, de um dos casos clínicos atendidos pelo candidato. Se aprovado, poderá prosseguir. Caso não aprovado, tem uma nova chance de apresentação até no máximo 6 meses.

  3. Sendo aprovado, apresentará a monografia final a uma banca examinadora composta por três analistas: o orientador e dois examinadores analistas didatas, membros do ICGJMG, ou AJB, e/ou IAAP.

Diploma e reconhecimento nacional e internacional:

Se aprovado, o candidato estará apto a clinicar como analista segundo a práxis junguiana, recebendo o diploma do Instituto C.G. Jung MG e da Associação Junguiana do Brasil – AJB, tornando-se membro dessas instituições e da International Association for Analytical Psychology – IAAP, com diploma reconhecido por todas as associações e institutos, nacionais e internacionais, filiados à IAAP.

SOBRE NÓS

Fundado em 10/09/1991, o Instituto C.G. Jung MG é uma instituição de formação e desenvolvimento de analistas, filiada à Associação Junguiana do Brasil - AJB e à International Association for Analytical Psychology - IAAP.

LOCALIZAÇÃO

Rua dos Dominicanos, 165, Sala 402. Serra, BH/MG
CEP 30.210-480

comunicacao.institutojung@gmail.com

DEIXE SEU E-MAIL PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES
  • Facebook - ICGJMG
  • Instagram - ICGJMG
  • YouTube - ICGJMG

© 2020 por Instituto C.G. Jung MG. Orgulhosamente criado por Thiago Ferreira

Filiação: