
FORMAÇÃO DE ANALISTAS
O Instituto C.G. Jung MG oferece o Curso de Formação de Analistas para psicólogos e médicos, seguindo as diretrizes da Associação Junguiana do Brasil e da International Association for Analytical Psychology – IAAP.
A proposta do Curso de Formação de Analistas é habilitar o candidato a clinicar como analista segundo a práxis junguiana, além de iniciá-lo e capacitá-lo a ser um amplificador da teoria de C. G. Jung.
Oferecemos o curso Introdutório para psicólogos e médicos, com conceitos básicos da Psicologia Analítica e um mínimo de 50 horas de supervisão de casos clínicos, em grupo, de abordagem junguiana. Para saber mais, clique aqui.
Além do Curso de Formação de Analistas, o Instituto C.G. Jung MG oferece um programa interdisciplinar, aberto ao público.
Programa interdisciplinar:
Palestras ministradas por convidados que tenham contribuição expressiva na área do pensamento junguiano.
Apresentação de monografias pelos membros analistas.
Grupo de Estudos
Seminários
Jornadas
Simpósios
Congressos
Pré-requisitos para a inscrição no processo seletivo:
-
Ser médico ou psicólogo com registro ativo no CRM ou CRP há mais de dois anos
-
Cópia da carteira do Conselho Regional de Psicologia ou do Conselho Regional de Medicina.
-
Ter, no mínimo, dois anos de prática de atendimento clínico em psicoterapia.
-
Comprovar ter realizado mínimo de 100 (cem) horas de psicoterapia individual, em qualquer abordagem reconhecida pela psicologia, em até três anos antes do início da formação.
-
Comprovar ter realizado mínimo de 50 (cinquenta) horas de supervisão clínica na abordagem analítica, individual ou em grupo.
-
1 retrato 3 x 4
-
Currículo Lattes
-
Não há a necessidade ou obrigatoriedade de critério de seleção de se ter realizado cursos de especialização ou pós-graduação em psicologia analítica anteriormente.
-
Preenchimento da ficha de inscrição, acessando aqui.
Admissão:
Caso selecionado, a admissão do candidato no Curso de Formação de Analistas se fará mediante análise do currículo, histórico de vida escrito pelo candidato e de três entrevistas psicológicas, presenciais (ou online, em caso de impedimento por motivo maior como a pandemia por COVID19), que deverão ser feitas com três analistas indicados pelo ICGJMG.
Os honorários de cada entrevistador têm o valor de ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente, pagos diretamente aos mesmos.
Somente após sua aprovação unânime, poderá iniciar o Curso de Formação de Analistas.
O Introdutório, curso não obrigatório, destina-se, a oferecer o básico da teoria junguiana e supervisões em grupo. É feito em torno de 7 meses. O Curso de Formação de Analistas é feito em no mínimo quatro, e no máximo sete anos, em duas etapas sequenciais: Propaedeuticum e Programa Clínico. Saiba mais: